15.050. Votação na conferência e reunião distrital para deliberação de legislação.

15.050.1. Eleitores.

Cada clube selecionará e certificará pelo menos um eleitor à respectiva Conferência e reunião para deliberação de legislação (caso realizada). Um clube com mais de 25 associados terá um voto extra para cada 25 associados adicionais, ou fração superior à metade deste número. Ou seja, um clube com 37 associados tem direito a um eleitor, um clube com 38 a 62 associados a dois eleitores, um clube com 63 a 87 associados a três eleitores, e assim por diante. O número de associados é aquele registrado na mais recente fatura do clube anterior à votação, com exceção de clubes suspensos, os quais não têm direito a voto.

Cada eleitor deverá ser associado do clube e, para votar, deverá estar presente na conferência ou reunião para deliberação de legislação.

Para que um clube participe de qualquer votação de eleitores na Conferência Distrital, ele deverá ter pago o fundo distrital aprovado para o ano rotário no qual a votação será realizada e não estar em dívida com o distrito. A situação financeira do clube é determinada pelo governador.

15.050.2. Procedimentos para votação na Conferência e reunião distrital para deliberação de legislação. Todo associado em dia com suas obrigações que estiver presente à Conferência ou reunião para deliberação de legislação terá o direito de votar em todos os assuntos, exceto para:

(a) seleção do governador indicado;

(b) eleição de membro (e suplente) da Comissão de Indicação para Diretor;

(c) composição e termos de referência da Comissão de Indicação para governador;

(d) eleição do representante, e seu suplente, que participará do Conselho de Legislação e do Conselho de Resolução; e

(e) valor da taxa distrital per capita.

Todo associado em dia com suas obrigações pode solicitar que uma votação seja realizada para qualquer assunto encaminhado à conferência ou reunião para deliberação de legislação, mesmo que tal associado não tenha direito a voto. Em casos como este, somente os eleitores terão direito a voto.

Ao votar nos itens (a), (b), (c) e (d), se o clube tiver o direito de emitir mais de um voto, todos os seus votos deverão ser a favor do mesmo candidato ou proposta.

Para votações com cédula única transferível e que tenham pelo menos três candidatos, todos os votos de um clube com direito a mais de um voto deverão ser emitidos na mesma ordem de candidatos.