
Maria Alice Borges esta em Delft, Holanda por intercambio através do Rotary Club de Varginha, Distrito 4560
Chegada em Delft nos Países Baixos foi calorosa, tanto pela recepção do IHE como pelo clima que, inesperadamente, fazia calor e o céu estava azul. Dias assim não são muito comuns aqui!


Essas são as duas igrejas principais de Delft: a igreja antiga e a igreja nova. E sim, a torre da igreja antiga é torta!


Delft é uma cidade bastante conhecida nos Países Baixos, apesar de não ser muito grande. O centro histórico de Delft é fortemente marcado pela arquitetura neerlandesa nas faixadas das casa e muitos canais.



Esta é a vista da minha janela em diferentes estação do ano. Eu moro em uma kitnet em um edifício onde o IHE facilita a nossa acomodação. Encontrar um lugar para morar em Delft é uma tarefa muito difícil e o preço de aluguel aqui é muito alto.
Durante o ano de 2022, foram realizadas algumas reuniões e eventos do Rotary, sendo todas focadas em arrecadação de fundos para o projeto do Rotary de subsidio de alguns estudantes do IHE.

Esses são Carlos Nash (direita) e Bas Hendricksen (esquerda): os dois principais rotarianos envolvidos neste projeto

Está o Gert, meu conselour do Rotary local.

Estes são alguns dos outros estudantes do IHE auspiciados pelo Rotary, em um evento para divulgação do projeto a rotarianos vindos da Bélgica.

Em relação ao estudos, o programa de especialização em Engenharia Sanitária é dividida em duas partes.
A primeira é composta por módulos onde temos a oportunidades de aulas com diversos especialistas renomados de todo o mundo
Inclusive, dois brasileiros fazem parte deste grupo:
Carlos Chernicharo e Marcos von Sperling.
Além de aulas, são realizadas aulas práticas em laboratório e muitas visitas técnicas a diversas plantas de tratamentos (municipais e industriais), empresas de gestão de resíduos, comunidade e bairros sustentáveis, entre outras.
Em total são realizados 13 módulos durantes um ano. Este período já foi concluído com sucesso!
Foi muito gratificante a oportunidade de realizar todos esses módulos.
Tive contato com muitos profissionais renomados e pude ver de perto como funcionam vários processos de tratamento de efluentes na prática.
Apesar de todos os benefícios, também foi uma fase muito intensa de estudos com dedicação exclusiva e árdua.

Este é um dos tanques clarificadores da estação de tratamento de esgoto Harnaschpolder, que trata o esgoto produzido por mais de um milhão de habitantes em Delft e região.
A segunda parte do programa de especialização no IHE, é o desenvolvimento da tese.
Essa fase se encontra em execução no momento.
A minha tese tem como objetivo ajudar os tomadores de decisão na Cisjordânia (Palestina) a encontrar a melhor solução de design de um sistema de esgoto (coleta de esgoto, tratamento e reuso do esgoto tratado para agricultura).