Muitos de nós ficaram encantados com o aroma celestial e o excelente sabor do café brasileiro. Agora, graças a uma parceria entre rotarianos indianos e brasileiros, será feito um esforço em Gujarat para produzir o fertilizante orgânico que contribui para que o Brasil produza alguns dos cafés de melhor qualidade do mundo.

Esta informação é compartilhada por Praful Dewani, presidente do Rotary Friendship Exchange (RFE), RID 3060, há seis anos. Ex-presidente da RC Vapi, ele diz que após uma “longa pausa devido à pandemia de Covid, tivemos a oportunidade de enviar nossa equipe de oito rotarianos para o RID 4560, Brasil, por duas semanas em maio de 2022”.

Graças ao Brasil removendo as restrições de reuniões e viagens relacionadas à pandemia, o DG José Carlos Azevedo (RID 4560), um bom amigo de Dewani, e o DG Fredson Santos Dally (RID 4590) organizaram uma conferência multidistrital presencial em Aguasa de Lindoiya, Brasil , e convidou uma equipe do RID 3060 para participar, e o convite foi aceito pela DG Santosh Pradhan.

Antes de nossa visita, havíamos dito a eles que toda a equipe de rotarianos da Índia é vegetariana e que eles tomaram muito cuidado para organizar uma boa comida vegetariana para nós.

Antes da pandemia, uma equipe de rotarianos do Brasil havia participado da conferência distrital RID 3060 em Goa em 2020. Dewani acrescenta que essa visita de intercâmbio de amizades permitiu que “nossos rotarianos fizessem novas amizades com rotarianos do RID 4560, 4590 (Brasil) e RID 4455 (Peru), que também estiveram presentes nesta conferência multidistrital”.

Tratados como celebridades

Jignesh Vasani, ex-presidente do RC Valsad, RID 3060, que liderou a delegação de oito membros, disse ao Rotary News: as vilas que eles organizaram para nós. Antes de nossa visita, havíamos dito a eles que toda a equipe de rotarianos da Índia é vegetariana e eles tomaram muito cuidado para organizar uma boa comida vegetariana para nós.”

O líder da equipe RFE Jignesh Vasani e delegados em uma unidade de produção de café no Brasil.

O que ele não consegue superar é o fato de que, onde quer que os rotarianos indianos fossem, “fomos tratados como celebridades, não apenas pelos rotarianos, mas por outros. Por exemplo, quando nos deparamos com um casamento acontecendo, a noiva e o noivo queriam tirar fotos com os rotarianos da Índia.”

Acrescentou que estiveram presentes na conferência distrital muitos empresários e industriais, tendo-se realizado ali uma sessão especial de negócios. Este contou com a presença de vários ministros e 13 prefeitos, e “nos ofereceram muitos incentivos para a instalação de indústrias/negócios no Brasil. Eles estão nos oferecendo uma isenção fiscal de 10 anos e também fornecendo terras gratuitamente. Na conferência, manifestou-se muito interesse em explorar oportunidades de negócios e investimentos na Índia.”

A RFE nos ensina que, apesar do idioma, hábitos alimentares e diferenças culturais, um rotariano é recebido por outro rotariano com tanto carinho que todas as barreiras simplesmente desaparecem.

O resultado da visita de oito rotarianos ao Brasil é que agora duas equipes virão para a Índia. A primeira é uma equipe RFE de 12 rotarianos do Brasil que participará da conferência RID 3060 em janeiro de 2023. “Eles também nos garantiram que uma delegação maior de 40 a 50 empresários, incluindo alguns rotarianos, visitará Gujarat em breve e explorará opções de investimento . Eles virão para Surat, Vapi e outros lugares para explorar oportunidades em têxteis, produtos químicos, pesticidas e fertilizantes.” Isso inclui a criação de uma instalação para fabricar o tipo especial de fertilizantes orgânicos que os agricultores do Brasil usam para cultivar grãos de café de alta qualidade.

A delegação indiana, que também incluía a esposa de Vasani, Kashmira, Kirtikumar e Daksha Vankadi, Vijay Kumar e Chetna Mangukiya (ambos os casais de RC Surat East) e Anil e Surekha Patil (RC Dhule), foram posteriormente levados para uma unidade de produção de café onde foram ensinados a arte de distinguir entre café orgânico e comum e outros aspectos mais finos para avaliar a qualidade de um bom café.

Projetos do Rotary

Rotarianos indianos visitam escola em Boa Esperança, Brasil.

Depois de participar da conferência, os rotarianos indianos visitaram em diferentes cidades alguns projetos rotários relacionados principalmente à saúde e alfabetização.

Para ajudar na melhoria dos serviços de assistência médica por meio de um projeto, o RID 3060 tornou-se o parceiro internacional do RI Distrito 4560, Brasil, para um Subsídio Global, “e já foi sancionada uma quantia de US$ 73.214, sendo que a contribuição do RC Vapi é de US$ 5.835 ”, diz Dewani. Por meio desses recursos, equipamentos radiológicos serão entregues ao Hospital Santa Casa da Caridad, na cidade de Capitólio, onde os rotarianos estão envolvidos em alguns aspectos da gestão hospitalar. O GG foi patrocinado pela RC Capitolio, RID 4560, e intitulado “Saúde é vida”.

Dewani acrescenta: “A RFE nos ensina que, apesar da língua, hábitos alimentares e diferenças culturais, um rotariano é recebido por outro rotariano com tanto carinho que todas as barreiras simplesmente desaparecem”.