Prezado(a) rotariano(a),

O covid-19 (coronavírus) tem afetado todos os aspectos da nossa vida em tempo real, o que coloca os rotarianos em uma situação não familiar. Como Pessoas em Ação, estamos constantemente engajados em diferentes atividades – circulando livremente, encontrando-nos publicamente e estendendo mãos solidárias. Por isso, este é um período muito difícil para aqueles que, como nós, estão sempre aprendendo, crescendo e servindo juntos.

Nós somos líderes em nossas comunidades, e essas circunstâncias requerem liderança. Em muitos aspectos, este também pode ser um momento de fazermos a diferença. Temos a capacidade comprovada de colaborar e oferecer ajuda imediata aos que mais precisam. Estas são exatamente as habilidades necessárias em todo o mundo hoje. O esforço global contra o covid-19 depende das ações tomadas em cada nação. O Rotary tem a habilidade única de ajudar a melhorar essas atividades em cada comunidade e país.

Usando os recursos tecnológicos que temos à nossa disposição, nós, rotarianos, podemos continuar colaborando com Rotary Clubs, rotaractianos e interactianos em grandes projetos. Há inúmeros exemplos, compartilhados com líderes de diversas áreas, de Rotary Clubs que estão ajudando autoridades de saúde a disseminar melhores práticas, ou fornecendo apoio e equipamentos necessários.

Como presidente e presidente eleito do Rotary, temos pensado seriamente nestas questões em relação aos próximos eventos rotários. Como deve saber, tomamos a difícil decisão de cancelar duas Conferências Presidenciais – uma em Paris e outra em Roma – que homenageariam nosso relacionamento com as Nações Unidas. Em curto prazo, recomendamos que os distritos e clubes rotários cancelem ou adiem reuniões ou eventos, de acordo com as orientações das autoridades de saúde nacionais e locais.

Sabemos que, neste momento, clubes e distritos estão entrando em ação em suas comunidades e fazendo melhor uso da tecnologia. Por exemplo, um Rotary E-club da Itália realizou uma sessão on-line ao vivo sobre o covid-19; um clube de Taiwan trabalhou com empresas e uma associação farmacêutica para doar 1.600 frascos de álcool em gel à cidade de Ji-Long; e Rotary Clubs no Sri Lanka ajudaram a atualizar o software e hardware do Departamento de Promoção da Saúde para contribuir à divulgação da sua mensagem social.

Ainda não sabemos que caminho o vírus irá seguir. No entanto, podemos ajudar a desacelerar a disseminação, reduzindo o número de casos em curto prazo e permitindo que nossos sistemas de saúde consigam lidar com o problema. Se esse esforço global e coletivo ajudar a controlar a situação, esperamos reafirmar nossos valores na Convenção de 2020, em Honolulu. O nosso tempo juntos terá mais significado e propósito do que nunca.

Estamos analisando atenta e continuamente nossos planos para o evento, programado para junho, a fim de garantir a segurança de todos os participantes. Estamos seguindo as orientações das fontes mais confiáveis do mundo, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Centro Norte-Americano de Controle e Prevenção de Doenças. Queremos que você possa tomar decisões sobre o que é melhor para você e sua família em termos da participação na Convenção deste ano.

Enquanto isso, podemos aproveitar a oportunidade para demonstrar que O Rotary Conecta o Mundo de maneiras inovadoras. Devemos seguir os conselhos da OMS e das autoridades de saúde locais, o que engloba o cancelamento de eventos e reuniões de Rotary Clubs, em curto prazo, para reduzir interações desnecessárias que possam causar transmissões. Podemos dar maior ênfase ao trabalho que fazemos em nossas comunidades, ajudando nossos vizinhos menos afortunados a lidar com os efeitos do isolamento e do medo, ou apoiando autoridades de saúde.

Estamos lidando com essa situação em tempo real. Acesse a página sobre o covid-19, no site rotary.org, para se manter atualizado.

Este é um desafio sem precedentes para quase todos nós. Mas também é uma oportunidade para os rotarianos encontrarem maneiras novas e significativas de levar indivíduos e comunidades a se conectarem e fazerem o bem no mundo.

Nunca tivemos tanto orgulho de pertencer a uma organização que faz tanto para proteger e fortalecer nossas comunidades, local e globalmente.

Cordiais cumprimentos,

Mark Daniel Maloney
Presidente do Rotary International, 2019-20

Holger Knaack