Prezados Presidentes e líderes rotários,

Participamos ontem de reunião on line com nosso Diretor de RI Mário César Camargo e os 31 Governadore(a)s de Distritos do Brasil e Portugal.
Tivemos um encontro muito proveitoso onde todos puderam expor suas opiniões, sugestões e discorrer sobre a atuação de Rotary frente à pandemia que ora estamos vivendo.

Ficou claro que a maioria das reivindicações e ansiedades é comum a todos os governadores e passo aqui a pontuar as principais pautas que o nosso Distrito colocou e que foram também lembradas pelos participantes:
1. AGILIDADE FINANCEIRA: Na nossa intervenção, de início, questionamos o Diretor Mário sobre a morosidade e burocracia da Fundação Rotária na liberação de verbas emergenciais em caso de catástrofes físicas, ambientais/biológicas. Houve concordância dele e dos participantes e o retorno de que isto tem sido questionado ao “board” de RI sistematicamente pedindo-se mecanismos mais ágeis.
2. COMPRA DE RESPIRADORES: Em relação às várias sugestões que tivemos no Distrito sobre ajudar na compra de respiradores para hospitais:
O raciocínio é simples: Em saúde pública um respirador terá um paciente a cada 10 dias, numa epidemia demorada ele tratará uns 4 pacientes (40 dias). Esses U$10.000 aplicados em prevenção retirará uma quantidade muito maior de pessoas da infecção. Ademais, os recursos dos SDs não são suficientes e os SGs não chegariam à tempo para atender nos moldes atuais;
3. AÇÕES PREVENTIVAS LOCAIS: É consenso que temos que aproveitar nossa permeabilidade para investir nessas ações na nossa comunidade. Teremos mais e melhores resultados se atuarmos na colaboração de evitar a superlotação do sistema de saúde. Ações dos clubes, como disponibilizar material de higiene aos necessitados, alimentação, atenção aos idosos e grupos de risco, carros de som pelos bairros orientando e outras ações segundo as características de cada comunidades é atualmente o caminho recomendado;
4. USO DO FDUC: Reivindicamos que o nosso Diretor leve ao “board” o nosso pleito de disponibilizar o FDUC para projetos emergenciais voltados ao combate do COVID-19;
5. REDIRECIONAMENTO DOS SUBSÍDIOS DISTRITAIS (SD): Os clubes que têm projetos distritais e querem redirecioná-los ao combate do COVID-19 podem fazê-lo, embora o prazo para recebimento dos recursos (julho) possa ser tarde demais para atender, porém a antecipação desta disponibilização foi reivindicada;
6. PRESTAÇÃO DE CONTAS DOS SDs: foi levada também a proposta de rever os prazos para as prestações de contas dos Subsídios Distritais, porém, até o momento, permanecem os prazos estipulados.
7. DOLAR ROTÁRIO: Reivindicamos junto ao nosso Diretor a redução ou o “congelamento” do dólar rotário no patamar de antes do advento do surto do COVI-19, o que também será levado ao RI;
8. PER CAPTAS INTERNACIONAIS: Atrelado à proposta anterior, devido ao impacto financeiro que o surto poderá provocar nos clubes, propusemos:
1. Redução do Valor; 2. Parcelamento; 3. Abono no passivo dos Clubes abertos neste semestre e que serão abertos ainda; 4. Desobrigação do pagamento das Taxas de RI para os novos Clubes; 5. Renegociação dos passivos dos clubes quanto a taxa de RI do semestre corrente;
9. REDISTRITAMENTO: Propusemos ainda a revisão dos critérios de redistritamento, face ao impacto que o surto do COVID poderá ter nos nossos quadros associativos;
10. REVISTA ROTARY BRASIL: Levantamos novamente a questão de a revista Rotary Brasil passar a ser digital com redução dos custos para os clubes que em sua grande parte têm dificuldades financeiras; Como retorno tivemos ser baixa a probabilidade de retirada da taxa da revista, pois a decisão depende do Conselho de Legislação (COL) e o apoio à Revista ainda é a maioria dos votantes.
11. INTERCÂMBIO DE JOVENS: Propusemos aos governadores de distrito uma atenção redobrada aos intercambistas “in” e “outbounds”, para que todas as providências sejam tomadas na proteção destes jovens; nosso Distrito tem vivido alguns sobressaltos devido ao surto do COVID. Serenidade e bom senso devem prevalecer neste momento delicado de tensão para quem está a milhares de quilômetros de seus lares;
12. FUNDO DISTRITAL: Fizemos e também ouvimos algumas propostas e sugestões do Diretor sobre o direcionamento de eventuais saldos dos recursos do Fundo Distrital (a decisão sobre isso cabe ao Distrito estamos avaliando);
13. VERBA DE ALOCAÇÃO: Adiantamento dos valores de repasse da verba de alocação para os Distritos com o modelo 70% / 30%;
14. EVENTOS DISTRITAIS: a maioria dos Distritos já cancelou a realização de eventos presenciais até 30 de abril. As Conferências neste período foram canceladas e aquelas marcadas para maio estão em vias de serem canceladas também;
15. PRESTAÇÕES DE CONTAS: Reavaliar a maneira de prestação de contas dos Distritos e adequação das contas aos Distritos com Conferências transferidas;
16. NOVOS MODELOS DE REUNIÃO: 1. Posse de novos associados “on-line” foi sugerida e valorizada; 2. A crise deverá quebrar barreiras dos sócios resistentes ao modelo digital de reuniões; 3. Difundir e divulgar novos modelos de reunião à distância.

Esse foi um resumo do que foi discutido e proposto para informação e reflexão dos nossos Presidentes e líderes rotários atuais, eleitos, indicados e designados, neste momento de incertezas que estamos atravessando.

Estamos confiando nas orientações dos órgãos oficiais governamentais e orientando cada clube a desenvolver ações focadas principalmente na prevenção dentro de suas comunidades. Tais ações deverão ainda ser informadas à Coordenação de Imagem Pública conforme comunicado anterior.
Pedimos simultaneamente ao Diretor Mário César providências no sentido de mitigar o impacto financeiro e humano que este surto certamente causará em nossos Clubes e Distrito.

Att

Paulo Lima
GD 4560

cabecalho empresa cidada