projeto covid zero

PROJETO CORONA ZERO

Prezado Cp Presidente e líderes rotários,

Com nossa cordial visita esperamos encontra-lo bem neste momento delicado que atravessamos.

Nosso Distrito está envolvido no Projeto Corona Zero que é uma extensão do Hepatite Zero, onde toda experiência e "know how" daquela equipe foi disponibilizada para o combate ai COVID-19.

Sabemos que a a curva das infecções ainda é ascendente neste momento e que a evolução da pandemia caminha dos grandes centros para o interior. Temos que nos precaver contra isto, pois nosso Distrito abrange cerca de 47 municípios do interior de Minas Gerais.

O referido Corona Zero se propõe principalmente em proteger a população de idosos que está confinada nos conhecidos “Asilos”  ou  Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) espalhados pelo país. Estima-se baseado em estatísticas dos EUA, que 20 a 50% dos idosos nestes estabelecimentos poderão vir a óbito com o avanço da doença.

Assim, estamos fazendo levantamento dentro do Distrito 4560 para futuras possíveis ações preventivas que possam ser implantadas nos asilos de nossa área.

O que é o Corona Zero?

É um conjunto de ações com o objetivo de proteger a população mais vulnerável na pandemia do Covid-19 – os residentes das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) ou asilos e casas de retiro (bem como os trabalhadores delas) da tragédia que houve nos E.U.A. e na Europa, onde 50% do total de mortes no país foram oriundas dessa população.

AÇÕES

Rotary do Brasil, os quais concentram 2388 clubes, num contingente de  52.604 membros, além de 777 clubes Rotaract (de jovens).

O papel do Rotary neste projeto é  realizar , através dessa malha de associados pelo Brasil,  CAMPANHA DE PROTEÇÃO E PREVENÇÃO DO COVID-19 nos ILPIs, consistindo-se a ação, especialmente, no incentivo de parcerias locais com os órgãos de saúde, para o fornecimento e dos seguintes elementos fundamentais :

1. INTRODUÇÃO, TREINAMENTO E INSTALAÇÃO DE PROTOCOLO DE PREVENÇÃO DURANTE A PANDEMIA (Protocolo do Ministério da Saúde, e outras autoridades, prevendo a maior quantidade possível de cuidados para se evitar o contágio nessa população e, em casos positivos, instruções de como proceder para separá-los do convívio comum aos demais do lar e dar o devido encaminhamento a tratamento médico, etc.)
  2. TESTAGEM EM TODA A POPULAÇÃO DOS ASILOS -residentes e funcionários (na quantidade prevista neste acordo) Testes usados serão os P.C.R.
  3. Re-testagem nos casos subsequentes que venham a apresentar sintomas
  4. Distribuição de máscaras de proteção a todos os residentes e profissionais dos IPLIs servidos na ação.
  5. Supervisão e suporte dos Rotary clubes vizinhos aos ILPIs atendidos , encorajando-os a observar e cumprir os Protocolos introduzidos pelas campanhas.
  6. Suporte dos Rotary clubes vizinhos aos ILPIs atendidos no sentido de auxiliar, no que for possível, em resoluções de situações de emergências, etc, bem como na comunicação com a secretaria de saúde local, em caso de dificuldades.

O QUE OS CLUBES TÊM QUE FAZER PARA OBTER PROTEÇÃO PARA SEUS ASILOS?

1-CADASTRAR OS ASILOS (ILPI), através do preenchimento do formulário no link abaixo

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLpv1j7WTUxPBXn6ovBnOtNWga7kGk-WKIp7MD7Xg8J0ts5Q/viewform . No preenchimento, fornecer RG e CPF e o nome de um médico responsável pelo pedido (mesmo que seja um do clube, etc, mas que se responsabilize pelo pedido do exame e por acessar os resultados no sistema do laboratório, depois).

OBS: O FORMULÁRIO ANTERIORMENTE ENVIADO NÃO SERÁ  MAIS ACEITO PARA OS NOVOS CADASTRAMENTOS. OS FORMULÁRIOS QUE JÁ FORAM ENVIADOS SERÃO ENCAMINHADOS. ENTRETANTO, É RECOMENDÁVEL QUE MESMO OS QUE JÁ ENVIARAM ACESSEM O LINK ANTERIOR E PREENCHAM OS DADOS SOLICITADOS.

2-Esperar que a equipe do Corona Zero faça contato com o seu distrito para que seja organizada a coleta de amostras a serem encaminhadas aos laboratórios (como o Fleury, por exemplo) para realização do PCR – padrão ouro no diagnóstico do COVID19 em todos os asilos do Brasil.

3- Buscar parceria com a secretaria de saúde local (no caso de cada clube) a fim de ver a possibilidade de usar a sua equipe para a realização da coleta de amostras (os asilos que tiverem essa parceria serão atendidos imediatamente por nossa campanha – os demais podem enfrentar algum problema de fornecimento de material, etc)

4- Verificar com a ILPI (Intituição de Longa Permanência de Idosos) ou asilo sobre a observância ao PROTOCOLO de enfrentamento da pandemia, que será proposto por nossa equipe.

5- Após as primeiras testagens, se houver novos casos de suspeitas, informar imediatamente a equipe do CORONA ZERO para que esses pacientes possam, novamente, serem testados ou , se em caso de emergência, claro, que sejam encaminhados diretamente ao hospital.

Contamos com o empenho e interesse de cada clube em mais esta CONEXÃO!

Att

Paulo Lima

GD4560

nino seguros lojas edmil vovoeva   canex