O Governador do Distrito 4560 do Rotary International, Sérgio Quintanilha, no uso de suas atribuições, de acordo com o que estabelece o Regimento Interno do Rotary International, convida os clubes que compõem o Distrito 4560 a participarem do processo de indicação para Governador do mesmo, para o ano rotário de 2026-2027.

A/C do Governador Fernando CaputoPresidente da Comissão de Indicação do Governador 2026-2027 Rua Cel. Benjamin Guimarães, 55 – CentroSão Tiago – MG, 36350-000E-mail: fernando.caputo@uol.com.br 

O clube interessado em sugerir candidato deverá estar adimplente junto ao Rotary International e Distrito. A sugestão deverá ser através de resolução aprovada em ata de reunião ordinária do clube que estiver nomeando o candidato, devidamente ratificada pelo seu secretário. O clube poderá sugerir somente um dos seus próprios associados, de acordo com o que dispõe a Seção 12.030.3 Art. 12 do Manual de Procedimentos do RI. Os seguintes documentos devem ser encaminhados ao Presidente da Comissão de Indicação: i) A ata, com a citada resolução do clube obrigatoriamente assinada pelo secretário do clube, presidente e demais participantes da reunião; ii) O Formulário com Dados do Governador Designado Indicado devidamente preenchido e com as declarações assinadas pelo candidato e secretário do clube; iii) O formulário de dados biográficos (Currículo) do candidato (constando dados pessoais, profissionais e rotários) e iv) Uma foto 5×7 colorida. Tal documentação deverá ser encaminhada ao Presidente da Comissão de Indicação, para o endereço abaixo, por carta registrada, até o dia 31 de dezembro de 2023, impreterivelmente, sendo que a falta ou incompletude poderá resultar em eliminação do candidato.

São elegíveis para o cargo todos os associados representativos de clubes do Distrito 4560, em pleno gozo de seus direitos, e que vierem a contar com um mínimo de sete anos de associação a um ou mais clubes de Rotary por ocasião da posse, em 01 de julho de 2026, e que tenham exercido a função de Presidente de um clube durante um mandato completo.

Para garantir que os rotarianos mais qualificados sejam eleitos a cargos administrativos do RI, é proibido qualquer empenho para influenciar de maneira positiva ou negativa o processo de seleção, incluindo por meio de propaganda, solicitação de votos e campanhas eleitorais (13.10 Art. 13).

O formulário dos Dados do Governador Designado Indicado pertinente ao processo está anexo ao presente edital (anexo1).

A Comissão de Indicação, composta pelos Governadores: Fernando Caputo – Governador 2022-23, Silveira Umbelino Dantas – Governador 2020-2021, Paulo Marcos de Paula Lima – Governador 2019-2020, Paulo Sérgio Azevedo – Governador 2018-19 e João Bosco Ribeiro Béze – Governador 2017-2018, que, sob a presidência do primeiro, deverá definir as formas de comunicação interna entre os membros da Comissão e demais critérios que levarão à indicação do Governador 2026-27, até o dia 28 de fevereiro de 2024.

A Comissão tem a responsabilidade de indicar o rotariano mais qualificado e em condições de servir o Rotary na condição de Governador de Distrito, não tendo que limitar-se aos nomes sugeridos pelos clubes (12.030.4 – Art. 12).

O Presidente da Comissão de Indicação notificará, oficialmente, ao Governador, o nome do candidato escolhido dentro de 24 horas após o encerramento dos trabalhos da reunião da Comissão de Indicação.

O Governador deverá então informar aos clubes do Distrito, o nome e o clube do candidato designado até 72 horas do recebimento da notificação do Presidente da Comissão de Indicação. Deverá o Governador oficializar a indicação em quinze dias caso não haja nenhuma manifestação contraria por parte dos candidatos não indicados. Caso não se chegue a um consenso sobre a indicação, e em obediência ao que dispõe a seção 12.030.6, dar-se-á nova votação, via postal, até o dia 31 de março de 2024. O rotariano opositor que discordar da decisão deverá ter obrigatoriamente participado do processo seletivo como candidato e seguir-se-á o que preceitua o Art,12 nas seções 12.030.6 a 12.030.10 do Manual de Procedimento de 2019.

Inexistindo oposição, o Governador declara o candidato selecionado pela Comissão como Governador Designado e notificará aos clubes do Distrito.

Casos omissos deste edital serão resolvidos pela referida Comissão à luz das normas rotárias.

Dada à necessidade de cumprimento do que dispõe a Seção 12.010, do Artigo 12, do Regimento Interno do RI, os prazos especificados no presente edital serão improrrogáveis.

Itanhandu/MG, 24 de Outubro de 2023.

Sérgio Quintanilha

Governador 2023-24

Distrito 4560 – Rotary International