O Rotary Clube de Itanhandu em parceria com Centro de Referencia de Assistência Social realizou no dia 22 de abril de 2024, um evento que reuniu pedagogos(as),professores(as), orientadores e pais e mães de portadores de Autismo. Cerca de 80 pessoas prestigiaram a palestra. O encontro aconteceu na Fundação Itanhanduense de Educação e Cultura “Dilza Pinho Nilo”, com a presença do Prefeito Paulo  Henrique, ex-rotariano, vereadores, interessados e companheiros do Rotary local . A Psicopedagoga Isabela Ballod, de Volta Redonda abordou o Tema: Juntos pelo Autismo: conhecer, entender e incluir.

O evento teve a parceria do CRAS através de sua Coordenadora Flaviana de Cássia Rodrigues Caldas, inserido dentro do mês dedicado ao Autismo. Sua boa vontade, seu interesse e empenho nos fez acreditar nesse evento e criar alternativas para a sua realização.

Também a Professora e mãe Adriana Lima, idealizadora dessa iniciativa com o Rotary. O fato é que vendo essa necessidade de levar o assunto a baila deixa o Rotary muito confortável posto que faz parte de uma das 6 áreas de enfoque que é Apoio à Educação. Psicopedagoga, Neuropsicopedagoga, Terapeuta ABA e Perita Judicial, há cerca de 20 anos atuando em consultório próprio na cidade de Volta Redonda/RJ com terapias onde o objetivo principal é estimular a memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico, habilidades motoras, emocionais, e Terapia Cognitivo Comportamental, Isabela Ballod revelou as fazes, as características e os comportamentos dos pacientes em vários momentos da vida em sociedade. A ideia central do evento foi dar mais visibilidade e consciência na sociedade para que se tenha uma política pública de atendimento aos familiares. Isabela comentou que ficou extremamente feliz de ter sido recebida por tantas pessoas interessadas no assunto e que gostaria de voltar em breve para um novo encontro com pais e mães das crianças autistas. Visitou a cidade de São Lourenço e Passa Quatro que não conhecia e no final da tarde visitou ainda a Escola Municipal Felipe dos Santos, onde a Prof. Adriana Lima trabalha, e foi recebida pela Prof. Juliana na sala de Informática onde conheceu um aluno autista da turma e interagiu em exercícios com o menino. Isabela já tinha conhecido Itanhandu quando veio acompanhando uma amiga a trabalho, conheceu o companheiro Major Coimbra, rotariano que fez o convite e os ajustes com os parceiros para que o evento acontecesse. A repercussão do evento foi acima da expectativa.